Varizes na gravidez: Como tratar e evitar

Tempo de leitura: 10 minutos

Olá, grávida linda!

Futura mamãe, no assunto de hoje, irei falar sobre as varizes na gravidez, como tratar ou até mesmo as formas de evitar. Não fiquem assustadas com o assunto, pois essa é uma realidade enfrentada por muitas mulheres e principalmente as grávidas, assim como você.

As varizes são uma complicação relativamente comum da gravidez. Elas ocasionam algumas dores, inchaço, convulsões e outros problemas mais graves relacionados a saúde. Elas ocorrem como consequência das obstruções nas paredes das veias com tecido de qualidade reduzido e por conta da má drenagem do sangue que sai das veias para o coração. Para as mulheres que já tem uma predisposição genética e apresentam problemas com as varizes mesmo antes da gravidez, esse é um momento que as varizes evoluem em números de recordes.

Estou explicando um pouco sobre o que é essa problemática que acomete principalmente as grávidas, com intuito de convencer você que isso não é “coisa do outro mundo”, você vai ser linda de qualquer forma e esses pequenos defeitos para quem te ama e estará sempre ao seu lado, só se torna grande aos seus olhos. Muitas vezes, você pode está criando o problema e o tornando grande demais.

pernas na gravidez com varizes

As varizes acontecem por várias razões, já que na época da gravidez ocorre, inúmeras alterações hormonais, um desemaranhamento dos tecidos moles. Um processo, cujo objetivo é o de melhorar o espaço do canal vaginal, por onde o bebê irá passar na hora do parto, comprometendo alguns tecidos e veias. Se os vasos sanguíneos perdem sua força, o sangue neles tem maior dificuldade para passar e, portanto, mais fácil o surgimento das varizes na gravidez ou agravamento das varizes já existentes.

Outro fator que contribui para piorar a saída de pressão sanguínea do útero nas veias pélvicas é o crescimento do bebê. À medida que o feto cresce e aumenta a quantidade de fluído amniótico, o útero ganha peso e causa uma maior compressão dos vasos sanguíneos, portanto vai apresentar certa dificuldade ao fluxo sanguíneo.

As varizes são por vezes referidas como uma das doenças da civilização moderna, pois é uma das doenças mais comuns em países desenvolvidos e em desenvolvimento como a exemplo dos Estados Unidos da América e do Brasil.

De acordo com as estatísticas, pesquisas e estudos feitos por grandes universidades e centros de pesquisa por todo o mundo, a incidência de varizes na população geral no mundo é de cerca de 30 % (trinta por cento), ou seja, a cada dez pessoas no mundo, pelo menos três já tiveram ou têm algum tipo de varizes. Podendo ser decorrente de vários fatores, mas o seu caráter de deixar a pele mais feia e menos atraente é sempre a mesma em qualquer caso.

Uma coisa que fiz durante a gravidez de meu filho foi levar uma alimentação mais saudável e fazer atividades físicas de uma forma correta para o momento de gestação. Neste artigo aqui eu descrevo passo a passo como melhorei minha saúde em todos os sentidos na gravidez. (Clique aqui)

O aparecimento das varizes está totalmente ligado ao fator idade, eu quero dizer que mesmo se você nunca tiver engravidado, vai passar por essa fase, que as vezes é complicada para algumas mulheres e entendo que contigo não é diferente, mas acredite isso é normal para uma grande quantidade de mulheres, falo daquelas que entendem o processo como uma reação normal no que se refere ao desenvolvimento do corpo.

Então futura mamãe, gostaria de pedir que acabe com as suas ansiedades e fique tranquila, pois, existem coisas na vida que serão inevitáveis, cabendo a nós, aceitá-las e consequentemente viver mais feliz com o nosso corpo. As pessoas com mais idade tendem a ter mais varizes e Segundo pesquisas, após os 60 anos é a idade quando as varizes começam a surgir com muito mais frequência.

A cada duas pessoas com mais de 60 anos, necessariamente uma tem, teve ou terá algum tipo de varizes.Com essas pesquisas podemos determinar também que criança não tem varizes, com exceção de algumas com doenças ou que passaram por procedimentos estéticos feitos de forma errada que podem deixar como o resultado o aparecimento das mesmas.
Continue lendo o artigo e descubra mais sobre os tipos de varizes e como são ocasionadas durante a gravidez.

Tipos de varizes

O aparecimento de varizes aumenta significativamente com a idade. Sendo elas classificadas em varizes primárias, ou seja, as varizes que surgiram principalmente devido ao rompimento da veia e alterou a função das veias superficiais das extremidades inferiores e são as “varizes normais”.

Tem também as varizes secundárias, que são resultado de dano anterior feito no sistema venoso profundo, por exemplo. Ela tem como principais causadores a trombose venosa profunda, o trauma, a cirurgia, os defeitos congênitos do sistema venoso profundo e constituem apenas cerca de 5% do total de casos de varizes.

Causas das varizes

Elas são causadas por fatores como a falha da coesão da parede vascular e constitui em fatores hereditários, ou seja, antecedentes familiares. A pressão sanguínea se expande onde tem uma parede de vaso sanguíneo enfraquecida, atrasando, e provocando um aumento adicional na pressão nas veias.

Existe também um refluxo de sangue para sistema superficial, sistema venoso superficial congestionado, vasos sanguíneos forçados a esticar e expandir frequentemente. Elas também podem serem provocadas por conta da obesidade, das alterações hormonais, tempo prolongado de pé ou sentado e a pressão arterial elevada, que por sinal é um outro risco e precisa de todo cuidado na gravidez. Quem sabe não venho falar sobre esse tema em outro artigo, pois afinal é uma problemática bem presente em muitas grávidas, como você. Super linda!

Uma das formas mais comuns de varizes são as varizes na gravidez, isso porque o volume do corpo aumenta muito rápido e a pele não tem elasticidade para seguir esse aumento e acaba rompendo algumas veias e formando as varizes na gravidez.

As varizes podem aparecer pela primeira vez durante a gravidez ou caso tenha varizes existentes, a gravidez pode piorar a situação delas. Isso acontece porque, durante a gravidez, há alterações hormonais para dilatar os vasos sanguíneos, o aumento do fluxo de sangue, maior retenção de líquidos e aumento do volume de sangue, além do útero empurrar as veias da pelve, deteriorando, assim, o fluxo de sangue para os membros inferiores, o que aumenta a pressão.

Também o aumento da pressão arterial que contribui para um maior peso das mães. Para retornar à normalidade, leve em geral, um prazo de 3 meses após o parto e se durante a gravidez, as varizes formaram-se em “tronco”, geralmente persistem ao longo da vida. E outro fator a ser colocado em pauta, mas não menos importante que os outros, é que existe o aumento do volume de sangue no organismo das mulheres grávidas, o que acaba aumentando a pressão sobre as paredes da veia.

dicas contra varizes gravidez

Incômodos das varizes na gravidez

As varizes na gravidez causam bastante inchaço das pernas, sensação de pernas pesadas, dor nas pernas, cãibras nas panturrilhas e complicação grave como a inflamação das veias (que pode provocar a varicosas e a embolia). Está com esses sintomas? Durante a gravidez, se as varizes causarem muito inchaço e dor insuportável, você pode, após consulta com o médico implantar um tratamento adequado, tendo em vista a gravidez em curso, claro que precisa de orientação e encaminhamento médico. Não se trata de uma decisão, por si só!

A aplicação de gel para varizes e o uso de meias de compressão ou uso medicinal de drogas para diluir o sangue (que irão melhorar o fluxo de sangue através das veias) podem ser boas alternativas para minimizar as varizes na gravidez.

Outra coisa que você precisa saber é sobre o aumento do consumo de magnésio, pois ele é essencial também para a mulher que sofre com varizes na gravidez. Ele está em uma grande variedade de alimentos, chocolate, cacau, banana, nozes, água mineral e assim por diante, segundo os médicos. Claro, que é possível melhorar a alimentação e procurar sempre outros alimentos que contêm magnésio. Dor e outros problemas também pedem a escolha correta do calçado, onde são inadequados saltos e sapatos completamente planos como bailarinas.

Para melhorar a dor nas suas pernas causadas por varizes na gravidez, você pode sentar-se com os pés em cima da mesa e assim, ajudar a elevar extremidades e permitir o refluxo de sangue ou sentar-se com seus pés em uma posição elevada, trazendo o mesmo efeito que senta-se com pés na mesa. Tenta fazer isso!

Alternar caminhadas e momentos de descanso é importante. Tomar banho de água quente, que por sinal é muito relaxante e alternar com água fria, aumentando a circulação sanguínea. Fazer massagem suaves é interessante e uma delícia. Fale com seu esposo! ☺

Se ocorrer o desenvolvimento de complicações graves, é necessário recorrer a métodos mais imediatos e radicais de tratamento. Sendo que a inflamação das veias, provocando as varicosas e as embolias, são condições que podem levar a problemas de saúde graves, incluindo uma ameaça direta à vida. E por essa razão, é necessário não subestimar os sintomas e procurar médicos para monitorar o status atual das varizes. Se ocorrerem estas complicações, é necessário implantar rapidamente um tratamento eficaz e em casos graves, é uma opção fazer a gravidez terminar prematuramente por meio da cesariana.

Se somarmos, todos esses fatores a um predisposição genética, é claro que a gravidez é um período muito arriscado para o surgimento das varizes, e por isso é necessário oferecer a mulher que apresente varizes na gravidez, monitoramento de um médico, durante todo esse período de gestação. Um fator que afeta em grande medida a formação de varizes, é a idade, como já falei antes e portanto, é inadequado adiar a maternidade para depois dos quarenta anos, segundo os médicos.

Espero que eu tenha esclarecido algumas das suas dúvidas sobre as varizes na gravidez e contribuindo com a amenização dos seus anseios nesse momento da sua vida. As varizes de fato parecem perturbar a mente a sua mente, mas, seja forte e supere esses traumas. Você é linda e não será isso que vai tirar toda a sua beleza e o brilho que existe em você. Conte comigo sempre para outras conversas.

Gostou do assunto? Continuem acompanhando o canal e fique por dentro de todos os temas abordados para te deixar bem informada.

Curtam, comentem e compartilhem!

Beijos!

Mamãe Saudável
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (95 Pontuação: 4,70 em uma média 5)
Loading...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *