Zika Vírus x Microcefalia

Tempo de leitura: 6 minutos

bebe
O que é o Zika vírus?

Esse é o nome do vírus que vem crescendo e atingindo a população do nordeste brasileiro.
Infelizmente novos estudos não estão com novidades positivas referente esse novo vírus, que começou atingindo todo o nordeste e está aos poucos atingindo outros estados.
Sabemos que a dengue sempre foi uma inimiga do verão, pois infelizmente as maiores epidemias são causadas nessa estação.
Muito calor, vasinhos de plantas, caixa d’água aberta, garrafas no quintas, são alguns dos lugares que o mosquito da dengue adora botar seus ovos.
Assim mesmo acontece com o Zika vírus.

Transmissão

Esse vírus é transmitido da mesma forma que a dengue, na verdade é transmitida pelo Aedes aegypti que também está transmitindo o Zika vírus por toda parte tornando assim cada vez mais difícil distinguir qual vírus a pessoa está infectada, já que seus sintomas são bem parecidos com a dengue.
Cuidando para que não tenha água parada , sabemos que se pode acabar com esse problema, apesar de serem feitos muitas “campanhas”, é de extrema responsabilidade do governo e nossa a população, prestarmos atenção em simples detalhes que fazem toda diferença na hora de evitar aparecimentos das larvas desse mosquito.
O governo por sua vez envia fiscais nos bairros para que os mesmos façam uma “vistoria”, e alertem as pessoas sobre a importância de não terem vasos com pratinhos cheios de água debaixo, fechar bem as caixas d’águas, não deixar pneus com água parada, entre outros.

Microcefalia x Zika vírus

Mais o que mais assusta é que agora com a mutação da dengue(digamos assim ),+ o vírus Zika pode ser o principal causador de inúmeros casos de microcefalia que vem surgindo no País, que por sinal teve início no nordeste , se vocês lembrarem no começo do artigo eu citei sobre o surto de Zika vírus no nordeste, porem não tem nada confirmado, mais é o que tudo indica , pois encontraram o vírus alojado no liquido amniótico das mães que tiveram a doença durante a gravidez e que por sua vez tiveram seus bebes com essa anomalia.
indicando que a causa pode ser esse vírus, e assim ainda não vemos total mobilização da população em combater a esse terrível vírus.
Claro não podemos generalizar também, pois sabemos que existem pessoas comprometidas para a eliminação dessa praga.
Como citado logo acima sobre a microcefalia, vocês devem estar se perguntando o que essa doença tem a ver com o vírus Zika?
Tem tudo a ver, referente aos estudos sobre os casos que surgiram, a cada vez os médicos descobrem que é o Zika vírus o maior causador nesses casos de microcefalia.
O que é microcefalia?
A microcefalia é uma má formação no cérebro.O tamanho normal de um cérebro de bebe saudável é de 33 cm, porem um bebe com essa anomalia o cérebro pode ter medidas menores de 32cm, e através de estudos posteriores se pode diagnosticar qual o grau da microcefalia se é leve ou forte.

“Tem como evitar esse mosquito ”?

Infelizmente não tem uma super proteção, nem uma vacina para evitar a contaminação desse vírus, o que os médicos indicam é que mulheres gestantes usem roupas de mangas compridas, claras, e que coloquem telas em suas casas, que não deixem nada que possa ocasionar focos do mosquito aedes aegipty.
Tem cura a microcefalia?
Não, infelizmente criança que nasce com a microcefalia não tem cura, dependendo do grau de má formação o bebe pode ter deficiências auditivas, não andar, retardo, não enxergar, porem isso depende do grau da microcefalia, claro que será uma criança especial, porem não tem cura

Zika vírus , dengue, chikungunya são as mesmas coisas?

São da mesma família do flaviviridae, do gênero Flavivirus, ambos se parecem mais cada uma tem suas diferenças, com alguns sintomas semelhantes , porem a chikungunya e a Zika vírus ao considerados “primos ” da dengue, pois são transmitidas pelo mesmo mosquito aedes aegypti.
Quais são os sintomas:

Dengue:
A mais conhecida em todo território brasileiro, o vírus da Dengue é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti. Os períodos de maiores proliferações e epidemias tem acontecido em tempos de muito calor e em consequência as chuvas de verão, resultando na multiplicação de criação de larvas e nascimentos de novos mosquitos em objetos com água parada.
Os sintomas da dengue são febre alta de 2 a 7 dias, coceira e erupções na pele, dores no corpo, fraqueza,dores nos olhos, vômitos , sangramentos pelo nariz, nesses casos procure imediatamente um pronto atendimento.

Zika Virus:
Essa doença atualmente mais encontrada mais na regiões do nordeste, os primeiros casos foram descobertos na Bahia, porem atualmente está alastrado pelo nordeste, e está tirando o sono de muita gente principalmente das gestantes.
Outros estudos comprovaram que a transmissão pode acontecer com transfusão de sangue, e relações sexuais também, por isso a recomendação dos médicos se seu cônjuge estiver infectado manter abstinência de sexo.
No caso das gestantes, a doença está sendo estudada, médicos não afirmam, mais pelos últimos casos de microcefalia e de Zika virus ambos sendo nas regiões mais afetadas, a grande chance de que o Zika virus seja o principal causador sim dessa má formação.

Os sintomas são semelhantes ao da dengue, febre alta, erupções na pele, vermelhidão pelo corpo, para diagnosticar se faz um exame de sangue.
É conhecida com febre amarela também.
Ao contrario da dengue, o zika vírus se cura muito rápido, para você ter uma noção na maioria das vezes o resultado do exame de sangue chega muitas vezes o paciente não esta mais infectado.

Chikungunya

Um vírus que também é transmitido como a dengue, os sintomas se parecem também.
Sintomas: dores no corpo, febre, vermelhidão pelo corpo, dor de cabeça, mais ao contrario da dengue a chikungunya não tem perigo de se tornar hemorrágica.
Fica encubada durante 2 semanas, porem na maioria dos casos no 3º dia ao 7 º dia já se sente alguns sintomas.
Tratamento:
Ainda não existe um medicamento especifico para essas viroses, o que os médicos indicam é que se beba muita água, de 1,5 a 2 litros por dia, repouso, e antitérmicos como paracetamol e dipirona, mais o melhor é começou a sentir alguns desses sintomas procure um hospital , pois quanto antes descobrir e tratar melhor a sua recuperação.
Tenhamos consciência, evite focos de aedes aegipty na nossa casa, faça uma faxina em tudo que você encontre que possa surgir esses mosquitos, lembre-se que não é somente a sua vida que está em risco.

Mamãe Saudável
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (71 Pontuação: 4,70 em uma média 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *